oneworld news

Search for a news article from other years:

« Back

TAM e US Airways entram para a oneworld

News Image
  • Maior expansão da principal aliança do mundo desde seu lançamento, há 15 anos
  • Entrada da principal companhia aérea brasileira consolida a liderança da oneworld na América Latina
  • Entrada da US Airways, seguida de sua fusão com a American Airlines, faz da oneworld a aliança líder nos EUA
  • Dobro de milhas e pontos para viajantes frequentes para celebrar a entrada da TAM e da US Airways
  • Primeiro avião da TAM com identidade oneworld é apresentado na cerimônia de entrada, em São Paulo, hub da companhia

Segunda-feira, 31 de março de 2014:  A TAM Linhas Aéreas e a US Airways concluem hoje sua transição para a oneworld – marcando a maior expansão, em um só dia, da principal aliança de companhias aéreas do mundo desde seu lançamento, há 15 anos.

As duas recém-chegadas começaram a oferecer os serviços e benefícios da oneworld em seus primeiros voos nesta manhã, ao saírem da Star Alliance após as últimas decolagens de ontem.

As afiliadas regionais da US Airways, operando como US Airways Express, também fizeram a transição para a oneworld nesta manhã, seguindo a recente fusão da US Airways com a American Airlines.

A adição dessas companhias aéreas à oneworld está sendo comemorada em uma cerimônia hoje, no hub da TAM em São Paulo, com a presença de CEOs das companhias aéreas que fazem parte da aliança. Nela, a TAM mostrará a primeira de suas aeronaves pintadas com a identidade oneworld e lançará uma grande campanha de marketing para destacar sua mudança para a aliança.

A TAM e a US Airways expandem consideravelmente a oneworld em muitas medidas importantes:

  • Aumentam em um terço o número de passageiros transportados anualmente na rede da aliança, adicionando 120 milhões de clientes por ano.
  • Expandem a capacidade anual oferecida pela aliança em 20%.
  • Adicionam quase 100 destinos à rede oneworld – um aumento de quase 10%.

O que a TAM traz para a oneworld

Como a maior companhia aérea do Brasil, a TAM Linhas Aéreas faz da oneworld a principal aliança na maior economia da América Latina e terceiro maior mercado do mundo para viagens aéreas domésticas.

A LAN Airlines, parceira da TAM no Grupo LATAM Airlines, já é membro da oneworld desde 2000, e todas as outras companhias aéreas de passageiros da LAN entraram para a aliança como afiliadas desde então – LAN Argentina, LAN Colômbia, LAN Equador e LAN Peru.

A adição da TAM consolida a posição da oneworld como principal aliança para voos dentro da América Latina e entre a região e os Estados Unidos e a Europa – os dois destinos mais populares para viajantes internacionais sul-americanos.

Utilizando o código JJ, a TAM atende 61 destinos em 16 países na América Latina, EUA e Europa, com uma frota de 172 aeronaves que realizam 800 decolagens por dia. Em 2013, a companhia transportou 37 milhões de passageiros.

A TAM adicionou cerca de 45 destinos no Brasil à rede da oneworld, e sua base em São Paulo, a maior cidade do Hemisfério Sul e das Américas, torna-se um novo hub da aliança.

O que a US Airways traz para a oneworld

A US Airways, agora parte do American Airlines Group, é uma das dez maiores companhias aéreas do mundo em praticamente todas as comparações possíveis.

Sua fusão com a American Airlines criou a maior companhia aérea do mundo em vários aspectos. Com a American e a US Airways a bordo, a oneworld se torna a principal aliança nos EUA, o maior mercado de viagens aéreas do mundo.

Até a completa integração entre a American Airlines e a US Airways – cuja companhia resultante manterá o nome American Airlines – a US Airways e suas operadoras regionais serão membros afiliados da oneworld, sob o guarda-chuva American.

Durante o período de transição, enquanto trabalham até a integração total, a American e a US Airways manterão seus atuais programas de fidelidade – AAdvantage, da American, e Dividend Miles, da US Airways.

Com suas afiliadas regionais, a US Airways atende a mais de 200 destinos e 30 países, com uma frota de mais de 620 aeronaves. A companhia transportou 82,5 milhões de passageiros em 2013 e, atualmente, opera 3.200 decolagens por dia. A US Airways utiliza o código US, que será alterado para AA assim que as duas companhias aéreas se unirem sob um único certificado de operação.

A US Airways adicionou mais de 50 destinos ao mapa da oneworld – a maioria nos EUA, mas também dois no Canadá, um na Irlanda e um no México – em conjunto com seus hubs centrais de Charlotte, Filadélfia, Phoenix e no aeroporto Reagan National, em Washington DC, expandindo a presença da oneworld nos Estados Unidos, particularmente na Costa Leste e no Atlântico Norte.

Assim que a integração for concluída, a nova American oferecerá serviço para mais de 330 destinos em mais de 50 países, transportando 190 milhões de passageiros por ano com uma frota de 1.500 aeronaves.

O que a oneworld traz para TAM e US Airways

Como membros da oneworld, TAM e US Airways agora voam como parte da aliança global de companhias aéreas de crescimento mais rápido e mais bem classificada, com parceiros que incluem marcas líderes de cada região do mundo:

  • Na América do Sul, LAN e agora também a TAM, ambas parte do LATAM Airlines Group, o maior e mais conceituado grupo de companhias aéreas do continente.
  • Na América do Norte, American Airlines e agora também US Airways, a maior companhia aérea do mundo, tornando a oneworld a principal aliança nos EUA, o maior mercado de viagens aéreas domésticas do mundo.
  • Na Europa, airberlin, British Airways, Finnair, Iberia e a russa S7 Airlines.
  • No Oriente Médio, Qatar Airways – a única das três grandes operadoras do Golfo a participar de uma aliança – e Royal Jordanian.
  • Na Ásia Pacífico, Cathay Pacific Airways, Japan Airlines, Malaysia Airlines e a australiana Qantas.

Essas companhias aéreas expandem consideravelmente as redes que TAM e US Airways podem oferecer a seus clientes nas regiões que são mais importantes para elas.

Antes, nenhuma das duas tinha parceiros na Austrália, Rússia ou na Comunidade de Estados Independentes. Agora, elas podem oferecer viagens a essas regiões.

Além disso, a TAM agora tem como parceiras American Airlines, Iberia e British Airways, as principais companhias aéreas que atendem a América Latina decolando da América do Norte e da Europa, e pode oferecer a seus clientes os hubs mais frequentemente usados por viajantes internacionais de sua região natal – Miami, Nova Iorque, Madri e Londres.

Refletindo a qualidade de seus membros, a oneworld é a atual detentora de oito dos maiores prêmios internacionais para alianças de companhias aéreas. Nenhuma outra aliança global ganhou tantos prêmios ao mesmo tempo.

As boas-vindas da aliança à TAM e US Airways hoje, que serão seguidas pela SriLankan Airlines em 1º de maio, completam o maior programa de expansão da oneworld até o momento, com a adição, nos últimos dois anos, da airberlin, Malaysia Airlines e Qatar Airways.

Com essas entradas, a oneworld:

  • Atende a quase 1.000 aeroportos em 150 países, com 14.250 decolagens diárias.
  • Transporta mais de 500 milhões de passageiros por ano, em uma frota combinada de cerca de 3.300 aeronaves.
  • Gera US$ 140 bilhões em receitas anuais.
  • Oferece mais de 600 lounges em aeroportos, incluindo muitos que frequentemente são avaliados como os melhores do mundo.

O que isso significa para viajantes frequentes e outros clientes

Todas as partes ressaltaram que estão envidando todos os esforços para garantir que a transição da TAM e da US Airways, da Star Alliance para a oneworld, seja a mais suave possível para os clientes.

Os 10 milhões de membros do programa TAM Fidelidade e os 30 milhões de participantes do Dividend Miles, da US Airways, continuam com todos os pontos/milhas adquiridos e a mudança para a oneworld não afeta seus status de categoria. Agora, eles podem ganhar pontos/milhas e pontos de status de categoria e usá-los em voos de qualquer companhia aérea membro da oneworld.

Novos cartões de associação ao programa, com o logotipo oneworld, foram enviados a membros dos programas TAM Fidelidade e Dividend Miles, da US Airways, para garantir que eles recebam os benefícios a que agora têm direito quando voam na rede oneworld.  

Titulares dos cartões TAM Fidelidade Black e Vermelho Plus e Chairman's Preferred do Dividend Miles agora têm o status top Emerald no programa oneworld.

Isso dá direito aos portadores, mais um convidado, a usar mais de 600 lounges em aeroportos no mundo inteiro oferecidos por companhias aéreas membros da oneworld sempre que voam com uma operadora da aliança, mesmo na classe econômica. Esses lounges incluem muitos dos considerados os melhores do mundo em diversos prêmios do setor da aviação.

Como oneworld Emerald, eles podem utilizar lounges de primeira classe, onde estiverem disponíveis. A oneworld é a única aliança a oferecer aos viajantes frequentes de categoria superior acesso a lounges de primeira classe mesmo quando a passagem não é para viagem nessa categoria de cabine.

Agora, os clientes também podem fazer check-in nos balcões de Primeira Classe das companhias aéreas oneworld, mesmo se viajam na econômica ou executiva, e também terão franquia de bagagem adicional e acesso a passagem prioritária pela segurança em aeroportos onde esse serviço é oferecido. Veja mais detalhes no site oneworld.com/benefits.

Portadores do cartão TAM Fidelidade Vermelho e Dividend Miles Platinum e Gold Preferred se tornaram equivalentes ao oneworld Sapphire. Agora, eles têm direito a utilizar os lounges da classe executiva ou de programas de milhagem oferecidos por companhias aéreas membros do oneworld, acompanhados de um convidado, quando viajam em um voo da oneworld, independente da classe de assento.

Além disso, podem fazer check-in nos balcões da Classe Executiva quando embarcam em qualquer voo oneworld, independente da classe.

Titulares oneworld Emerald e Sapphire também são convidados a embarcar em um voo de qualquer companhia aérea oneworld, a qualquer momento que desejarem antes do fechamento do portão de embarque, em vez de esperar que os passageiros sejam chamados para embarque.

Membros TAM Fidelidade Azul e Dividend Miles Silver Preferred agora têm status oneworld Ruby. Como os membros oneworld Sapphire, geralmente poderão fazer check-in no balcão da Classe Executiva ao embarcarem em qualquer voo oneworld, independente da classe de viagem (veja as notas abaixo).

Todos os três níveis oneworld – Emerald, Sapphire e Ruby – também recebem prioridade em lista de espera em qualquer companhia aérea oneworld, se o voo em que quiserem viajar estiver totalmente lotado. Além disso, podem fazer pré-reserva de seu assento em qualquer voo oneworld, sempre que este serviço estiver disponível.

Também a partir de hoje, os 140 milhões de membros dos programas de fidelidade de companhias aéreas estabelecidas oneworld podem ganhar e resgatar prêmios e pontos de status de categoria, além de receber todos os outros benefícios oneworld ao voarem com TAM e US Airways.

As redes da TAM e da US Airways, a partir de amanhã, estarão cobertas pela gama de tarifas da oneworld – a mais ampla oferecida por qualquer aliança global, incluindo a tarifa volta ao mundo oneworld Explorer, líder de mercado, e seus passes Visit South America e Visit North America.

Milhas especiais oferecidas para comemorar

Para celebrar a entrada da TAM na oneworld, todos os portadores do cartão TAM Fidelidade receberão o dobro de prêmios Multiplus ao voar na maioria das parceiras oneworld até maio de 2014. Os membros dos programas de fidelidade da maioria das companhias aéreas estabelecidas receberão o dobro da milhagem normal ao voar com a TAM em maio.

Portadores do cartão Dividend Miles da US Airways podem ganhar um bônus de até 25 mil milhas ao voar com a maioria das companhias aéreas parceiras da oneworld, entre 1º de abril e 30 de junho de 2014:

  • 500 milhas de bônus ao voar em duas parceiras da US Airways na oneworld
  • 2.500 milhas de bônus ao voar em três parceiras oneworld.
  • 5.000 milhas de bônus ao voar em quatro parceiras oneworld.
  • 15.000 milhas de bônus ao voar em cinco parceiras oneworld.
  • 25.000 milhas de bônus ao voar em seis ou mais parceiras oneworld.

Membros dos programas de fidelidade da maioria das outras companhias aéreas da oneworld receberão o dobro da milhagem normal ao voar com a US Airways entre 1º de abril e 30 de junho de 2014.

Para mais detalhes, exceções e requisitos, veja os websites de cada programa de fidelidade.

Airbus A320 da TAM com identidade visual oneworld lidera grande campanha de marketing

A TAM e a US Airways estão realizando amplos programas de comunicação e marketing para destacar sua mudança para a oneworld – e no centro do programa da TAM está sua primeira aeronave decorada com uma identidade visual especial oneworld, um Airbus A320, revelado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, hub doméstico da companhia, em uma cerimônia para marcar sua entrada com a US Airways na oneworld.

Como parte de seu programa de integração, a US Airways está gradualmente repintando sua frota com as cores da American Airlines. A companhia também usará em diversas aeronaves a identidade oneworld – que contarão com a marca American Airlines em vez de US Airways, para que não seja necessário pintar a mesma aeronave duas vezes.

Junto com o CEO da TAM, Marco Bologna, e o CEO do Grupo LATAM Airlines, Enrique Cueto, na cerimônia de hoje, estarão:

  • O CEO da IAG, controladora da British Airways e da Iberia, Willie Walsh – em seu primeiro evento como novo Chairman do Conselho de Gestão da oneworld.
  • O CEO da oneworld, Bruce Ashby.
  • O CEO do American Airlines Group, incluindo a US Airways, Doug Parker.
  • O CEO da airberlin, Wolfgang Prock-Schauer.
  • O CCO da British Airways, Andrew Crawley.
  • O gerente geral de Gestão de Receitas da Cathay Pacific Airways, James Tong.
  • O CCO da Finnair, Allister Paterson.
  • O Chairman da Iberia, Luis Gallego
  • O Chairman da Japan Airlines, Masaru Onishi.
  • O CEO Internacional da Qantas, Simon Hickey.
  • O CSO da Qatar Airways, Richard Roberts.
  • O vice-presidente de Alianças e Desenvolvimento de Rede da Royal Jordanian, Basma Majali.
  • O Diretor Geral da S7, Anton Eremin.
  • O Chairman eleito da SriLankan Airlines, Nishantha Wickremasinghe.

O que os CEOs dizem

O Chairman do Conselho de Gestão da oneworld e CEO da IAG, Willie Walsh, diz: "Ao adicionar TAM Airlines e US Airways, a oneworld consolidará sua liderança na América Latina e em voos entre a região e os Estados Unidos e Europa. Já temos relações fortes e duradouras com os grupos American Airlines e LATAM Airlines. Essas duas novas parceiras trazem qualidade e escala impressionantes à aliança, fortalecendo ainda mais sua posição como a melhor opção para viajantes internacionais".

O CEO da oneworld, Bruce Ashby, acrescenta: "Dar as boas vindas à TAM Airlines, a principal companhia aérea da maior economia da América Latina, e à US Airways, uma das 10 maiores companhias aéreas do mundo, é um marco importante para a oneworld. Acreditamos que isso representa o maior dia de crescimento para qualquer aliança global, confirmando a posição da oneworld como a aliança de crescimento mais rápido e mais bem conceituada do mundo".

O CEO da TAM, Marco Antonio Bologna, comenta: "Fizemos a melhor escolha para o LATAM Airlines Group. Com a oneworld, nossos passageiros terão ainda mais benefícios em suas viagens, com melhores conexões e mais opções de destinos. Fizemos uma transição uniforme e agora é hora de comemorar esse marco com nossos clientes e novos parceiros. Desejamos a todos na oneworld uma recepção calorosa no Brasil".

O CEO da American Airlines, Doug Parker, afirma: "A American Airlines tem orgulho de ser membro fundador da oneworld – e ter desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento da oneworld até sua posição atual, como líder indiscutível de qualidade em alianças. Desde fevereiro de 2013, quando American Airlines e US Airways anunciaram a intenção de fundir as duas grandes companhias aéreas, nossa meta é clara: devolver a American o posto de maior companhia aérea do mundo. Nossa participação na oneworld é apenas uma das maneiras pela qual estamos fazendo isso, ao mesmo tempo em que levamos nossa companhia pós-fusão para a mesma aliança global, que é outro passo crucial em nosso progresso para integrar totalmente as duas operadoras".

Notas

A afiliada da TAM no Paraguai, TAM Airlines (TAM Mercosur), entrará para a oneworld em breve, o que significa que todas as companhias aéreas de passageiros do LATAM Airlines Group farão parte da oneworld.

Membros com status Ruby na oneworld poderão fazer check-in nos balcões da Classe Executiva da TAM, em seu hub de São Paulo (GRU), quando a companhia aérea mudar para o novo Terminal 3, em breve. Enquanto isso, devido a restrições de espaço no Terminal 2, esse benefício não será oferecido pela TAM neste aeroporto.

Logotipos, fotos e vídeos

Logotipos e fotos da oneworld, TAM e US Airways podem ser baixados em alta resolução, em formato para impressão de alta qualidade, no site www.oneworld.com/news-information/image-gallery. Fotos da cerimônia de hoje estarão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/tamlinhasaereas.

A TAM fará a transmissão ao vivo de sua cerimônia de entrada na aliança a partir das 14h, horário de São Paulo (1700 GMT/UTC), por meio do website www.tam.com.br/imprensa

Sobre a oneworld

A oneworld é uma aliança entre as principais companhias aéreas do mundo, comprometidas em oferecer o mais alto nível de serviço e conveniência a viajantes internacionais. Seus membros trabalham em conjunto para oferecer constantemente uma experiência de viagem superior e tranquila, com privilégios especiais e recompensas para viajantes frequentes, incluindo a possibilidade de ganhar e resgatar milhas e pontos em toda a rede da aliança. Os portadores de cartões de status superior (Emerald e Sapphire) têm acesso a mais de 600 lounges de aeroportos. Os viajantes mais regulares (Emerald) também podem utilizar passagens prioritárias pela segurança em aeroportos selecionados e maior franquia de bagagem.

Atualmente, a oneworld detém oito dos principais prêmios internacionais para alianças de companhias aéreas – como a Melhor Aliança do Mundo no World Airline Awards 2013, da agência independente de classificação de companhias aéreas Skytrax; Melhor Aliança no prêmio da Business Traveller em 2013; da Premier Traveler em sua pesquisa Melhores de 2013 com leitores; e pela Air Transport News em seu prêmio de 2014; Melhor Aliança da Global Traveler em sua pesquisa com leitores em 2013, pelo quarto ano consecutivo; Melhor Aliança do Mundo no World Travel Awards em 2013, pelo 11º ano consecutivo; Melhor Aliança pela Australian Business Traveller em 2012, pelo segundo ano consecutivo; e Desempenho de Aliança da FlightStats em 2012.


Subscribe for News Releases

Please ensure your email system's spam/security system is set to accept emails from press@oneworld.com.